Urodinâmica
- Futuro Comunicação
- 24 de out. de 2023
- 1 min de leitura

A Urodinâmica é um exame que tem como objetivo avaliar o funcionamento da bexiga e da próstata em homens, e da bexiga em mulheres.
O exame é normalmente solicitado quando a pessoa apresenta sintomas como perda involuntária da urina, jato de urina fraco, dor ou dificuldade para começar a urinar, retenção urinária, ou aumento da frequência urinária.
A avaliação urodinâmica é normalmente feita em três etapas: urofluxometria, cistometria e estudo miccional. Nelas, o paciente vai alternar entre urinar de bexiga cheia, com privacidade e da mesma forma que faria em casa, e urinar conectado a sondas, colocadas com gel anestésico, que vão medir de forma computadorizada o funcionamento de sua bexiga .
O preparo do exame urodinâmica engloba beber muita água antes do exame e chegar ao laboratório com a bexiga bem cheia.
É preciso estar com acompanhante, e não se faz necessário suspender medicamentos que a pessoa normalmente tomaria. Depois do exame, o paciente deve seguir tomando água para ajudar a limpar a bexiga. Pode haver um leve desconforto na área, por conta das sondas, e é normal que a urina saia com um pouco de sangue nos primeiros dias .